Currículos dos Performers


BRUNO FELDMAN

Formado como ator pela Escola de Arte Dramática (EAD-ECA-USP) em 2004, estudou de 1997 a 1999 na Escola Livre de Teatro de Santo André - (ELT), onde estudou com mestres como: Francisco Medeiros, Luis Alberto de Abreu, Tiche Vianna, Kill Abreu, Antônio Araújo e Rogério Toscano.
De 1995 a 1997 integrou o Núcleo de Estudos Teatrais (NET) Teatro Singular em Santo André, sob a coordenação de Esdras Domingos e a periódica de Cacá Carvalho.
Entre 2001 e 2003, integra o 'Grupo de Pesquisa e Criação' (GPEC 'OBARA' - do LINCE - Laboratório de Investigação Cênica - ECA USP) - com princípios de investigação sobre a técnica corporal de Klauss Vianna, no enfoque para o ator. Sob a coordenação de Luzia Carion.
Alguns de seus principais trabalhos como ator entre 1999 e 2006 são:
Nossa Cidade com texto (coordenação dramatúrgica) de Luis Alberto de Abreu e direção de Francisco Medeiros (como ator, pesquisador e dramaturgo); Knots com texto de Miro Rizzo e direção de Luiz Damasceno; Sonho de uma Noite de Verão com direção de Cristiane Paoli Quito; Gota D'água de Chico Buarque, direção de Regina Galdino; Over Nelson , compilação de textos de Nelson Rodrigues e direção de Ana Roxo (CAC - Centro de Artes Cênicas – ECA); Senhora dos Afogados e Dorotéia, de Nelson Rodrigues e direção de Marco Antônio Braz; Entre 2007 e 2008 atou em Balada de um Palhaço de Plínio Marcos sob a direção de Gustavo Trestini e Bete Dorgan. Sob a direção de André Garolli, no projeto “Homens ao mar”, pela Cia. Triptal, com textos de Eugene O'Neill, os espetáculos Cardiff (03 Indicações ao “Prêmio Shell”, 2006);Zona de Guerra. (“Prêmio APCA” - Melhor Espetáculo Teatral de 2006, e uma indicação ao “Prêmio Shell”, 2006) e Longa Viagem de Volta pra Casa (2007/2009), todos integraram a temporada internacional “ O'NEILL'S FESTIVAL - Global Exploration – Goodman Theater em Chicago (2009).

CACO MATTOS

Formação Acadêmica:
Graduado em Artes Cênicas – Faculdade Paulista de Artes-SP/2008
Formação Profissional:
Habilitação Profissional de Ator - Fundação das Artes de São Caetano do Sul 1990.
Formação Técnica:
“Clown - A Arte da Bobagem” - Ângela de Castro; “Canto” - Josué Nonato;
“Palhaço” – Roger Avanzi – Picolino II – Circo Escola Picadeiro; “Interpretação Teatral” - Fauzi Arap;
“O Palhaço em Cena” - Gabriel Guimard; “Commedia dell'arte” – Processo Criativo- Di Frattini; “Pirofagia e Arame” - Circo Escola Picadeiro; “Treinamento Clown” – Bete Dorgam;
“Treinamento do Centro Internacional de Experimento e Pesquisa Teatral de Paris” – Alain Maratrat;
“Eutonia” – Karen Muller;
“Maquiagem Teatral” – Arnaldo Moscardini; “Mímica” - Eduardo Coutinho;
Ator:
“DROMÁTICA – COMEDIA CIRCENSE” , direção Bete Dorgam;
“INTERVENÇÃO DE PALHAÇOS MUSICOS – TEM PALHAÇO NO PARQUE”, dir. Silvia Leblon “CÔMICA-KOMBI”, intervenção de Palhaços trabalhadores;
“KD-EU? ”, direção Bete Dorgam;“Anjos do Picadeiro 6 - Encontro Internacional de Palhaços”, participação na noite de gala, direção Ângela de Castro;
“Pedro Paulo Pedregulho” direção e autoria Cíntia Alves; “Eduardo II” de Eduardo Ruiz, dir.Marcelo Fonseca; “Beatriz Cenci” de Antonin Artaud, dir. Marcelo Fonseca; “Exercício Aeróbico para Padre e Banda No. 1 Opus 1999” de Marquês de Sade, dir. Marcelo Fonseca; “Marcelo, Marmelo, Martelo” de Ruth Rocha, adaptação e dir. Zé Carlos Andrade; “A Desgraça Adora Companhia” de Paulo Rogério Lopes,
dir. Luis Damasceno; “Baal - O Mito da Carne” de Bertolt Brecht, dir. Marcelo Fonseca; “Pavilhão” de Adriano Cipriano, dir. Maurício Lencastre; “Romeu e Julieta” Lyon Ópera Ballet; “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carol, direção Paulinho Maia;
TV:
“Uma escada para a Lua”, dir. Bete Dorgam, “Fellini sobre as águas”, dir. Bete Dorgam,
Teleatro – Programa Direções – TV Cultura/SESC, 2008;
Óperas:
“500 Anos” dir. Naum Alves de Souza; “O Morcego” dir. Iacov Hillel;
“Suor Angélica” dir. Bia Lessa;
Assistente de direção: “Leila Baby” de Mario Bortolotto, e “As Mais Fortes” de Cláudia Vasconcellos, as duas peças dirigidas por Jairo Mattos; Ópera: “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, direção musical Júlio Colacciopo,
Direção Cênica Walter Neiva, Teatro Pedro II, Ribeirão Preto.

DANIELA BIANCARDI

Atriz, arte-educadora e produtora cultural. Formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, École de Theâtre Jacques Lecoq - Paris e Kiklos Scuola – Itália, dedica-se à pesquisa do Teatro Cômico e Gestual há 12 anos. Ingressou também em 2000 na École du Cirque Les Noctambules- a fim de ampliar sua pesquisa sobre a linguagem gestual.
Em sua estada fora do Brasil, participou como atriz de um grupo recém formado por alunos estrangeiros da Kiklos-Scuola. Como colaboradora artística, participou da Macnas
Company – Galway/Eire, Cia. Irlandesa de Teatro de Rua, Intervenções urbanas e Animação. Ministrou o curso “Phisical Comedy” em Brighton na Inglaterra em 2001. Também em 2001, como produtora, integrou a equipe de produção cultural de um dos maiores venues do Fringe Festival em Edimburgo-Escócia, o Komedia Theatre.
Em seu retorno, atuou por 4 anos em dois espetáculos do Grupo XPTO, Estação Cubo e
Utopia na Terra de Dragões, este último se apresentando em diversas regiões do Brasil. Já em 2005 e 2006, assume a curadoria e concepção artística do Projeto Circo de Asfalto realizado pelo Itaú Cultural, projeto que visa unir e celebrar as artes circenses, o hip hop e o repente através de espetáculos, debates e show de improviso. Neste projeto, atua ainda como atriz e palhaça.
Ao lado de Luciana Viacava coordenou o curso de máscaras para preparação dos atores no Projeto BR3 do Grupo Teatro da Vertigem. São fundadoras da Absurda Confraria, Atelier de pesquisa do universo grotesco e ridículo, criação e confecção das máscaras teatrais, onde muitas oficinas e performances desenvolvidas hoje pela artista, nascem a partir desta pesquisa.
Por quatro anos, Daniela coordenou cursos de teatro para jovens inscritos nos programas de capacitação profissional da Associação Profissionalizante BM&F [Bolsa de Mercadorias e Futuros]. Em 2006, recebe o convite para atuar como palhaça e educadora no coletivo muldisciplinar PI - “Política do Impossível . Supervisão pedagógica de Fátima Freire.
Em 2007 a artista viaja ao sul da África a convite do Projeto Palhaços sem Fronteiras (Clowns Without Borders-USA), para ingressar a expedição de 2007 (fevereiro-abril) em Lesotho e África do Sul ministrando cursos de teatro e atuando como palhaça para aldeias e comunidades infectadas pelo vírus HIV. Daniela torna-se, portanto, a única artista brasileira convidada a ingressar esta expedição.
No ano seguinte, como artista-orientadora passa a trabalhar no Projeto Teatro Vocacional da Prefeitura de São Paulo. Em 2008, SESC IPIRANGA a convida para o Projeto Murographias, coordenando um curso de máscaras para jovens, filhos de presidiários. Criou Eletrolúdicos 3.0, projeto audiovisual que envolve Intervenções artísticas e tem o palhaço como fio narrativo dessa linguagem. Em 2008 o projeto encerrou a Mostra Nacional SESC
de Artes, no Maranhão. No início de 2009 atua ao lado de Daniel Lima, artista plástico criador do Projeto Afrofuturismo, onde Daniela atua como apoio pedagógico e
direção de palco. Projeto ganhador do Prêmio Interações Estéticas -MINC e Ponto Brasil, da TV Brasil. Neste mesmo ano atuou como coordenadora pedagógica de uma
das equipes de Orientadores do Teatro Vocacional. Como atriz participou da montagem A Dromática Comédia Circense, de Jhaira e direção de Bete Dorgam. Projeto premiado pelo PROAC-2008. Ministrou ainda dois cursos de bufão e palhaço para montagem de espetáculo das Cia. Estável e
Tablado de Arruar.
Atualmente, além de atriz e produtora, ministra cursos para atores e não-atores a partir da metodologia de Jacques Lecoq.
É uma das coordenadoras artístico-pedagógicas do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura e uma das professoras do curso de Humor da nova SP Teatro, Gov. do Estado-SP.

DÊNIS GOYOS

Ator formado pelo Teatro-Escola Célia Helena (1995). Pussui amplo conhecimento e experiência na linguagem do clown, participando de diversos cursos de clown desde 1994 quando obteve suas primeiras aulas com Bete Dorgam. Prosseguindo seus estudos sobre a linguagem com outros importantes mestres, tais como: Giovanni Forest (Torino - It, 2008); Léo Bassi (São Paulo, 2006); Ricardo Puccetti (São Paulo, 2005); Adelvane Nea (São Paulo, 2004); Ézio Magalhães (Campinas, 2003), Phillipe Gaulier (São Paulo, 1998), Cristiane Paoli-Quito (São Paulo, 1996 e 2003), dentre outros.
Recentemente, atuou na peça A Dromática Comédia Circense, texto de Jhaira e sob a direção de Bete Dorgam pela Cia Intuição, projeto, este, comtemplado pelo PROAC 2009.
Na Cia. Paulicéa, integra o elenco dos espetáculos infantis “A história de Piriléu e Boriléa” e “As Estripulias de Fígaro”, ambos os textos de Petrônio Nascimento e a dirieção é de Ednaldo Freire. Estes espetáculos trabalham com elementos da Commedia Dell'Arte.
No período entre 2006 a 2008, integrou o elenco de "Zona de Guerra", com direção de André Garolli que, em 2006, ganhou o Prêmio APCA como melhor espetáculo.
Em 2005, foi convidado pelo grupo Studio das Artes para desenvolver, dirigir e atuar em um espetáculo de variedades intitulado “MOSTRAtudo paraTODOS”. Neste mesmo ano, em uma parceria com o músico Gabriel Terra, criaram uma adaptação musical do poema de Edgar Allan Poe, “O Corvo”, concebido para ser apresentado na rua. Entre os anos de 2003 e 2004, fez parte do elenco de palhaços do “Sarau do Charles”, um espetáculo de improvisações e variedades artísticas.
Pela Cia. Ópera de Risco atou nas peças: “O Chá de Alice”, espetáculo de clown em 2002; “Il Mondo Della Luna”, ópera de Joseph Haydn e libreto de Carlo Goldoni, em 2001; “Bastien & Bastienne” singspiel de Mozart, em 1999 e “La Serva Padrona”, ópera bufa de J. B. Pergolesi, em 1998. Os espetáculos da Cia. Ópera de Risco tiveram a direção cênica de Bete Dorgam e a direção musical do maestro Emiliano Patarra. Outros espetáculos teatrais dos quais participou destacam-se: “O Assassinato do Anão...”, de Plínio Marcos com a direção de Marco Antônio Rodrigues (Prêmio Mambembe de Teatro 1997 - melhor peça e direção); “Exercício para Antígona” (Jornada SESC de Teatro/1997) e em “Lulu, a Caixa de Pandora” de Frank Wedekind, em1996, sob a direção de Sérgio Ferrara.
Na TV Cultura participou da série “Senta que lá vem Comédia” com a peça “Este ovo é um galo”
de Lauro César Muniz com a direção de Bete Dorgam. No programa “Direções”,
em 2008, atuou em “Uma escada para a Lua”, também dirigido por Bete Dorgam e, em 2007, numa adaptação para a TV da peça “Zona de Guerra” sob a direção de André Garolli.

FANI FELDMAN

Atriz com formação pela Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP , e pela Escola Livre de Teatro de Santo André ELT.
Dentre alguns cursos de especialização destacam-se:
Ballet Clássico ,1988/ 2000 – (Ballet Oficina / Quartier Latin / Toshie Kobayashi / Agnes Ballet / Ballet Ruslan ).
Dança Contemporânea / Dança teatro, 2000 – Ana Botosso. Danças Brasileiras, 1999 - Teatro Singular – Juliana Pardo. Dança Israeli, 1998 - “A.R.I.S.A”.
Cursos Básicos de Circo – Circo Escola Picadeiro e 1,2, Feijão com Arroz. “Clown como Linguagem”, 1999 - Escola Livre de Teatro – Cida Almeida. Curso de Clown com Bete Dorgam - 2007/2008
* Interpretação – Edgar Castro, Brian Penido, Renata Zaneta.
* Expressão Musical e Vocal – Gustavo Kurlat
* Teoria do Teatro – Rogério Toscano , Vadim Nikitin
Workshop “A Presença Cênica do Performer”– (Teatro Físico), 2001 – Jan Ferslev (Odin Teatret, Dinamarca) – 68 horas.
Oficina de Maquiagem Teatral, 1999 – Doel Sowerbraun Curso de Piano, 1998 – Débora Alencar
Curso de Teclado e Violão, 1999/2003 – Studio Gava
No teatro trabalhou sob direção de:
Bete Dorgam em KD EU? (CIA Dramática de Teatro);
Bete Dorgam em A drOmática comédia circense (Texto de Jhaira) Marco Antônio Pâmio em “Cobra na geladeira” (Brad Fraser);
Cristiane Paoli Quito em “Sonhei que um Peixe Tirava a Roupa e Ficava Nu” (Baseado na obra de Clarice Lispector);
Iacov Hillel em “O dia em que raptaram o Papa” (João Bethencourt) e no musical “Ópera do Malandro” (Chico Buarque);
Celso Frateschi em “Macbeth”(William Shakespeare); Bete Dorgam em “Nossa Cidade” (Thorton Wilder);
Luiz Roberto Damasceno em “El Pequeno Baile de la Soledad” (baseado na obra de Federico Garcia Lorca);
Marcelo Gianini em “Sonho de uma Noite de Verão” e “O Alienista” (Machado de Assis); E ainda Solange Dias em “Romeu e Julieta”(William Shakespeare)
Atuou em “A Pequena Sereia” (baseado no conto de Hans Christian Andersen) no Reflexos de Cena (SESC ANCHIETA) ;
Com a Cia Dramática de teatro gravou o PROGRAMA DIREÇÕES II - TV CULTURA - “UMA ESCADA PARA A LUA”
(direção: Bete Dorgam).
É bailarina formada e participou de espetáculos que traçam diferentes gêneros da dança. Apresentou-se, ainda, em inúmeros musicais da Maurício de Sousa
Produções.

BRUNO MONTEIRO

Iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade em Bragança Paulista. Aos 16 anos passou a ter aulas com a professora Marcilda Clis, em São Paulo. Em 2003, concluiu o curso de Bacharel em piano com Gilberto Tinetti, na Universidade de São Paulo (USP). Nos dois anos seguintes teve aulas com a professora Olga Kiun. Participou de várias master classes com os professores Rudolf Keher (Rússia), Alexander Mndoyants (Rússia), Peter Nelson (EUA), Moderhay Simoni (Israel) e Tamás Salgó (Hungria), entre outros. Foi bolsista do curso de música de câmara em Vermont (EUA) em 1997 e no ano seguinte esteve no Conservatório Tchaikovsky, na Rússia, com aulas ministradas pelo professor Yuri Slesarev.
Experiências Recentes
 Em concursos ficou com a 2ª colocação no “Concurso Art Livre” (SP), 2ª colocação no concurso “Estímulo ao Piano” (Botucatu) e o 1º lugar no “Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nirenberg” (RJ). Ganhou o prêmio de melhor pianista co-repetidor no “II Concurso Internacional Honorina Barra” (Curitiba) e no Concurso Nacional “Cidade de Araçatuba”. Foi, por dois anos consecutivos, vencedor do “Projeto Nascente” (USP), tocando com Diogo Maia.
 Apresentações solo em São Paulo, Joinville e Curitiba. Apresentou-se em diversas formações de música de câmara, entre elas com o cellista Watson Clis, na USP; em Botucatu (com a soprano Eiko Senda); em Vitória e no Rio de Janeiro (com a mezzo-soprano Adriana Clis). Em 2000, tocou na embaixada brasileira em Paris.
 Em Teatro esta como pianista e diretor musical do espetáculo KD EU, dirigido por Bete Dorgam. Participou da peça teatral “Honra” com os atores Regina Duarte e Marcos Caruso, com direção de Celso Nunes (1999-2000). O espetáculo viajou o país todo e foi encenado em Portugal.
 Fez direção musical para o programa Direções da TV Cultura no episódio “Uma escada para a Lua” com a diretora Bete Dorgam.
 participa do Projeto Social Música para Melhor Idade, patrocinado também pelo “Projeto Ceará 202”, em que leva música clássica e popular aos asilos da cidade de São Paulo. O projeto já aconteceu em 2004 e está em sua segunda edição.
 como professor de piano atua desde 1997, com aulas de piano. Seus alunos já tiveram prêmios em concursos nacionais de piano (Concurso Art Livre, em São Paulo e na Fundação das Artes de São Caetano) e três alunos foram aprovados para ingresso na Universidade Livre de Música em São Paulo.