Currículo do núcleo “Absurda Confraria”

A Absurda Confraria nasce em 2002 a partir do desejo das atrizes Daniela Biancardi e Luciana Viacava de continuarem a sua pesquisa com base no Teatro Cômico e Gestual. Após alguns anos de sua estada na França, Itália e outros países estudando e trabalhando neste segmento artístico, elas se reencontram em São Paulo. Ambas são formadas pelo Teatro-Escola Célia Helena, École Internationale du Théâtre Jacques Lecoq [Paris] e Kiklos Scuola [Padova]. Reuniram, portanto, várias razões para estarem juntas em um mesmo núcleo artístico.
Ainda em 2002 dão início a remontagem da esquete cômica Branca de Novo, após experiência significativa deste número na Itália. Convidaram o artista Marcio Ballas para integrar o trio, pois o mesmo se formara também em mesma pedagogia. A princípio deram nome ao grupo de Cia de Gaiato. O número percorreu diversos saraus, cabarets e festivais do gênero, conquistando um prêmio, duas homenagens no evento Terças Insanas, além de convites para performances em eventos culturais e coordenação de cursos.
Outras parcerias foram surgindo, e o perfil do grupo se filtrara cada vez mais para a formação de uma pequena célula a criar e produzir seus projetos e diferentes artistas convidados para agregar cada proposta. Pela Cia., Daniela e Luciana coordenaram ainda alguns cursos com base na metodologia de Jacques Lecoq para atores, como treinamento de máscaras ao elenco do Projeto Br3, do Teatro da Vertigem. Em 2005, Pablo Perosa entra na Cia. para o processo de montagem de um Atelier de máscaras cômicas, continuação da pesquisa enquanto atores improvisadores. Neste momento o nome Absurda Confraria já se firmara.
Atualmente a Absurda Confraria segue com números de petit cabaret dentro da pesquisa da máscara cênica teatral. Les Classiques é uma ações que reúnem palhaços e atores de mesma formação. Com este projeto, o núcleo já se apresentou no SESC Pompéia / SESC São José dos Campos, Museu da Língua Portuguesa, Saravau, XII Mostra de Teatro de Ilha Comprida e Iguape. Em 2009, através do convite de Fausto Fuser e Bete Dorgan, parte da Cia. participa da intervenção áudio visual, ‟Um exercício sobre Julgamento‟, desenvolvida especialmente para o evento ‟Satyrianas‟, que reuniu integrantes também da Cia. Dramática. Em 2010 as duas Cias reúnem-se novamente no Itaú Cultural para realizar o espetáculo "O Amor das 3 laranjas" sob a direção de Bete Dorgan.
Ambos os núcleos optam, a partir desta vivência, por continuar a fortalecer sua parceria reunindo alguns projetos em comum.
A viagem continua e não para por aqui......